terça-feira, agosto 30, 2005

1º Campeonato de Skate Action Now / Hot Spice / CEU Vila Curuçá

Foi um sucesso o 1º Campeonato de Skate Action Now / Hot Spice / CEU Vila Curuçá que aconteceu no CEU Vila Curuçá entre os dias 27 e 28 de agosto.
O evento, que foi elaborado, realizado e organizado por Cláudio Coutinho (Supervisor I TeleCEU), Anderson Ruiz (Núcleo Ação Cultural) e Sandro Ishimoto (Comerciante e atleta da região) que atraiu cerca de 1500 pessoas nos dois dias de competição, onde serviu para os atletas locais mostrarem suas habilidades e entrarem no circuito de competições da cidade de São Paulo. Embalados pelo HIP HOP, os atletas apresentaram em suas voltas um alto nível de manobras e bom aproveitamento da pista, resultando a difícil tarefa de pontuar aos juízes responsáveis do campeonato. No total, foram inscritos 112 atletas divididos nas seguintes categorias: amador, mirim, iniciante e feminino. O evento ainda contou com uma farta distribuição de brindes e kits promocionais, gentilmente cedidos pelas marcas que apoiaram o evento. Isso não foi tudo, a cada Kit promocional distribuído era arrecadado um kilo de alimento que foi doado à Sociedade Espírita Kardecista Casa do Caminho e aos moradores que vivem na favela próxima ao CEU Vila Curuçá. Ao todo foram arrecadados 256 quilos de alimentos não perecíveis. A iniciativa deste campeonato surgiu durante uma conversa entre Cláudio Coutinho e Sandro Ishimoto, sobre a falta de divulgação do esporte e campeonatos para descoberta de novos talentos na região. Vale ressaltar que um deste talentos, que através de uma iniciativa igual a esta, Paulo Henrique - o PH que é local da pista de Skate do CEU Vila Curuçá - foi um dos atletas locais descoberto por Sandro e apresentado aos responsáveis pela marca de Skate "URGH", que imidiatamente ingressou PH em seu casting de atletas.
O evento contou também com a presença de atletas profissionais que vieram especialmente prestigiar o campeonato. Entre eles: Cléber Sakamotho, Cristiano Áfrico, Silvio Luiz (Cala Bunda), Jorge Negretti, Fábio Castilho (5º colocado no ranking mundial), Jailson, entre outros. Queremos agradecer a todos os envolvidos direta ou indiretamente no campeonato: os salva-vidas que ficaram de prontidão munidos de pranchas e Kits de primeiros socorros, a GCM que juntamente com os profissionais da GOCIL, cuidaram da segurança do publíco presente no evento e dos equipamentos patrimoniais do CEU e a toda equipe de núcleos do CEU. Agradecemos em especial a todas as marcas que apoiaram e acreditaram no campeonato: Qix, Venon, Recap, Sims, Reef, Globe, Genius, Phoenix, Plasma, Volcon, Element, Revista Tribo, Crail, Urgh, Drop Dead, This Way, Five Star, Drama, Freeday... Clique aqui e veja a entrega dos alimentos à entidade e aos moradores proximos ao CEU Vila Curuçá. Nas proximas atualizações, postaremos todos os detalhes do campeonato.

Cláudio Coutinho diretamente da redação TeleCEU Vila Curuçá.

sexta-feira, agosto 19, 2005

Um rap sobre o lado bom da periferia

O poeta e compositor paulista Ferréz e os artistas plásticos Jana Joana e Vitché foram convidados pela Revista NovaEscola para produzir, com a ajuda de alunos de todo o país, mais uma obra interativa para a seção Escrevendo com... (conheça os trabalhos realizados em 2003 e 2004). Os gêneros, dessa vez, são a poesia - mais especificamente o rap - e o grafite, manifestações ligadas ao movimento hip hop.
***
As primeiras estrofes de
Lado Bom, escritas por Ferréz, e o grafite de Jana Joana e Vitché já estão no ar. Assista ao vídeo da realização do grafite (200k, 100k, 56k)
***
Agora, é com você e com seus alunos. Depois de explorar o texto em sala de aula (veja
sugestão proposta), incentive os alunos a escrever mais uma parte do rap e a produzir ilustrações. O poema será finalizado por Ferréz em mais duas etapas. O compositor também vai gravar um videoclipe para o site. E o grafite parssará por mais uma intervenção de Vitché e Jana Joana.
***

segunda-feira, agosto 15, 2005

A Cidade do Conhecimento e Inclusão Digital

É muito comum hoje a discussão em torno da apropriação no uso das novas e inúmeras tecnologias no ambiente educacional.
***
Com esse intuito surgiram inúmeros projetos e iniciativas que mereçem nosso total apoio e incentivo, neste post gostaria de citar duas delas e convidar a todos que contribuam com novos links e sugestões.
***
O primeiro deles é uma iniciativa da USP que hoje é conhecida como Cidade do Conhecimento. O projeto já existe há alguns anos e direciona ações em prol da Inclusão Digital e Uso das Tecnologias na Educação.
***
***
Sua página possui links para audios e vídeios de módulos e eventos marcantes da cidade, confira - http://www.cidade.usp.br/
***
Outro link interessante é o site da revista A Rede, nesse caso uma publicação voltada ao tema de inclusão digital. O acervo não é tão variado quanto o da cidade, mas vale a pena a visita, até como um incentivo à ações em prol desta causa - http://www.arede.inf.br/
***
Boa Navegação...

terça-feira, agosto 09, 2005

Informática Educativa ou curso de computação?

O que queremos realmente quando falamos sobre informática educativa? Criar um novo meio de aprendizado? Ou, preparar o aluno para o mercado de trabalho ensinando-os as novas ferramentas a nível técnico?
Essas perguntas sem um aprofundamento maior, sem debates, sem ações de ligação entre o professor, o técnico, a equipe pedagógica e direção não serão possíveis de se responder. Acreditamos que somente com um amplo debate e troca de idéais, possamos fazer da informática educativa, um instrumento para o aprendizado de nossos alunos. Na internet, existem vários textos para reflexão onde, a informática educativa ganha forma desmistificando a sua aplicação em sala de aula. Muitos profissionais do meio acreditam que os computadores não são ferramentas facilitadoras do conhecimento. Existe ainda o ponto de vista onde o laboratório de informática é visto como um espaço para acomodação de alunos em aulas vagas. Enfim, não há um consenso entre educadores, técnicos e os demais profissionais do ensino sobre a informática em sala de aula. Fica aqui uma contribuição para os internautas. Um ótimo texto onde a pessoa é provocada a levantar um debate mais aberto sobre a informática educativa e informática computacional. Clique aqui e reflita sobre as questões que envolvem a informática na sala de aula. É necessário ter a Acrobat Reader instalado para a visualização do documento.

Cláudio Coutinho direto da redação TeleCEU Vila Curuçá.

segunda-feira, agosto 08, 2005

Livro de poesia - parte II

Já está disponível para download o livro " Poesias - nossas crianças". Livro elaborado pelo laboratório de informática TeleCEU Vila Curuçá juntamente com as professoras da 3ª série do ensino fundamental da EMEF CEU Vila Curuçá.
Clique aqui e faça o download e boa leitura.

quarta-feira, agosto 03, 2005

Educação de Jovens e Adultos

"Misturar as disciplinas - já que no mundo elas não estão separadas -, integrar os alunos na vida escolar e usar a experiência deles em sala. Essas são algumas das chaves para que possamos abrir as portas da escola àqueles que demoraram tanto para chegar até ela."
***
Inicialmente as dicas propostas soam como um caminho natural a ser trilhado na educação ou para a "Educação de nossos Sonhos", o que se constata com o tempo, é que a experiência com a Educação de Jovens e Adultos é, e sempre será diferenciada.
***
Por inúmeras razões, sobretudo pelo fator cultural e emocional que se demonstra nas relações aluno-professor. O que exige versatilidade e muito tato para se alcançar os objetivos estimulando e incentivando-os, sem deixar de tocar em aspectos muitos pessoais de cada um, que influenciam diretamente sua visão de mundo e aprendizado.
***
Abaixo segue o link de um texto com experiências e vivências relacionadas ao EJA, convidamos a todos que possuem relatos do gênero para que deixem sua contribuição, assim estaremos construindo coletivamente.
***

terça-feira, agosto 02, 2005

Revista on-line sonora

A potencialidade da internet cada dia é mostrada de forma mais criativa e interessante. Com a nova febre mundial, o IPOD da Macintosh (tocador de MP3), surgiu o serviço chamado "Podcasting". Podcasting, são programas de rádios e diários voltados a atender o público usuário do IPOD . Pegando este gancho, profissionais voltados a internet estão crinado soluções e ideias para diversificar o uso dos aparelhos tocadores de MP3. O UOL criou uma revista chamada "Na Orelha". Este serviço funciona como uma revista on-line, que aborda os assuntos relativos a música, produção e tecnologia, onde as matérias são sonorisadas. Ao invés do texto, o internauta tem a oportunidade de ouvir as reportagens e entrevistas. Com a explosão do tocador MP3 "IPOD" isso é só o começo da revolução nos meios de comunicação. Se você ainda não sabe o que é Podcasting, clique aqui e saiba mais sobre esta nova febre mundial.

Cláudio Coutinho - Redação TeleCEU Vila Curuçá