segunda-feira, setembro 26, 2005

Um atlas via satélite

O site de buscas Google lançou um software que pode turbinar as suas aulas de Geografia. Trata-se do Google Earth, um globo terrestre virtual, montado com imagens da superfície terrestre feitas por satélite. Essa é mais uma forma de tirbunar a aulas de Geografia. Mas autoridades asiáticas contestam junto aos Estados Unidos o programa lançado pelo site de buscas. Eles alegam que o programa é um prato cheio para espionagem, que através dos mapas e fotos enviados pelo satélite, o inimigo teria uma planta completa de suas bases militares, inclusive as áreas mais vulneráveisdo país. Mais isso é uma outra história. Deixando essa discussão de lado, sugerimos o download do programa para uso em sala de aula ou simplesmente para encontrar lugares de seu conhecimentos através do Google Earth. Faça o download aqui.


Cláudio Coutinho diretamente da redação do TeleCEU Vila Curuçá

sexta-feira, setembro 23, 2005

Metodologia propõe o uso de internet em tarefas escolares

A aparente inimizade entre a escola e a internet foi construída basicamente porque a rede mundial de computadores não é vista como fonte confiável de informações, além de facilitar a prática do plágio. A vilã de hoje, no entanto, pode ser a aliada de amanhã. É o que propõe o norte-americano Bernie Dodge, professor da Universidade Estadual de San Diego (Califórnia, EUA), criador de um novo conceito de aprendizado: a WebQuest. Traduzido ao pé da letra, o termo significa "Busca na Web". "É uma forma de resolver problemas criativamente e ensinar os alunos a pensar", explica Bernie.
***
A WebQuest é uma página na internet, feita pelo professor, que apresenta aos alunos uma tarefa a ser cumprida com base no conteúdo trabalhado durante as aulas. O objetivo é aproximá-lo da realidade dos estudantes. Eles desenvolvem pesquisas sobre determinado assunto em web sites selecionados pelo professor. A estrutura de uma WebQuest divide-se em (1) introdução, (2) tarefa, (3) processo, (4) recursos e (5) avaliação.
***
No primeiro momento, o professor contextualiza seus alunos em relação ao tema. Em seguida, apresenta a proposta do trabalho e seus objetivos. Depois, explica quais serão as etapas. Os recursos consistem no link que o professor monta com a relação de endereços confiáveis na rede, que os alunos usarão como fonte. Por fim, são esclarecido os critérios de avaliação da tarefa.
***
A inquietação de Bernie em relação ao papel do educador na atualidade foi o que motivou a criação da WebQuest. Segundo ele, queria encontrar uma forma de transformar os alunos durante o processo pedagógico, de modo que o professor não fosse mais a figura transmissora de conhecimento na sala de aula. "O objetivo dos professores não é a transmissão, é a transformação, e o papel deles é reunir fontes de conhecimento para os alunos e ajudá-los a usá-las", explica. "Em uma sociedade que muda e fica mais complexa a todo tempo, não podemos depender de memorizar as coisas. Precisamos aprender sozinhos e olhar para tudo com ceticismo."
***
Outra função da WebQuest seria aproximar o conteúdo ensinado na escola da realidade. Bernie também criou os conceitos de "verbos da vida" e "verbos da sala de aula", dois grupos de ações que só encontram uma intersecção no grupo "verbos da WebQuest" (leia quadro na página XXX). Para Jarbas Novelino Barato, responsável pelo projeto WebQuest: Aprendendo na Internet, da Escola do Futuro da Universidade de São Paulo, e professor da Universidade São Judas Tadeu e das Faculdades São Luís, "a escola repassa conteúdos de maneira organizada e didática, mas esses conteúdos não têm essa cara fora da escola". Jarbas acredita que os livros didáticos não são peças autênticas, pois a informação deglutida perde autenticidade. "O que se coloca é que a escola acaba oferecendo um conteúdo artificial e, em certo sentido, a internet é autêntica, pois tem artigos, sites atuais, conteúdos que não foram feitos para escolas", argumenta.
***

Clique e Confira outras Informações sobre o tema!

quarta-feira, setembro 21, 2005

Clic 3.0 - simplicidade e funcionalidade.

Sua interface deixa a desejar em comparação com os grandes softwares voltados a educação infantil. Mas quando o assunto é funcionalidade, ai sim, neste quesito ele deixa até mesmo esses grandes softwares para tráz.
Estamos falando do software Clic 3.0. Dinâmico, este software foi desenvolvido para atender às necessidades pedagógicas dos professores das diversas disciplinas.
Através do Clic é possível criar jogo da memória, cruzadinha, atividades com texto, quebra-cabeça, etc...
Seu idioma é em espanhol, mais nada que um bom tutorial para ajudar a desvendar seus segredos.
Foi pensando nisso que uma equipe de profissionais do Colégio Prebisteriano Mackenzie, disponibilizou uma página especialmente para divilgar o Clic 3.0.
Nesta página estão disponíveis informações que vão desde o download do programa, apostilas de uso, atividades prontas, até referências para aprofundamento no manuseio do software.
Quer saber maiores informações sobre o Clic 3.0? Clique aqui e saiba mais sobre este software. Em breve disponibilizaremos atividades prontas elaboradas pela equipe TeleCEU Vila Curuçá.

Cláudio Coutinho direto da redação TeleCEU Vila Curuçá.

terça-feira, setembro 13, 2005

Revista Ciência Hoje - das crianças

Hoje, é cada vez mais divertido aprender Ciência. O instituto Ciência Hoje, produz mensalmente a revista "Ciência Hoje das crianças", que a cada mês cativa cada vez mais os leitores mirins. Suas matérias são vibrantes e mostra que brincando é possível aprender ciência. Com um vasto leque de atividades é impossível terminar a leitura da revista com novos saberes. Outro fator que cativa os leitores é a qualidade de criação, design e ilustrações que contemplam as matérias e atividades propostas pela revista. Recomendamos aos professores não somente de Ciências a utilizarem a revista Ciência Hoje das crianças, mais sim, professores de Matemática, Português e Artes, devido ao seu conteúdo diversificado e dinâmico, suprindo perfeitamente as necessidades encontradas por estas disciplinas. Na edição de agosto de 2005´, Júlio Verne é abordado na matéria "Histórias que inspiraram o futuro". O Tamanduá bandeira está presente nesta edição. Uma experiência interessante chamada "Pássaro Equilibrista", onde o leitor terá a possibilidade de criar um pássaro apenas com arame, palito de dente, fita adesiva e cartolina. A inda nesta edição, quadrinhos e passatempo estão disponíveis para o leitor se deliciar e aprender. Faça uma visita no site Ciência Hoje e descubra como cativar seus alunos com atividaes de Ciências totalmente voltadas à crianças e boa leitura.

Cláudio Coutinho diretamente da redação TeleCEU Vila Curuçá

sexta-feira, setembro 02, 2005

1º Campeonato Action Now / Hot Spice / CEU Vila Curuçá - continuação.

Este "post" é dedicado a cobertura do 1º Campeonato Action Now / Hot Spice / CEU Vila Curuçá de Skate. Como já foi escrito no post anterior, este evento atraiu cerca de 1500 pessoas nos dois dias de competição que aconteceu entre 27 e 28 de agosto de 2005. Idealizado e organizado por Cláudio Coutinho (TeleCEU), Anderson Ruiz (Núcleo de Ação Cultural) e Sandro Ishimoto (comerciente do ramo e atleta local), a idéia era proporcionar lazer e esporte aos atletas locais e também a divulgação do esporte em nível de competição. Skatistas de várias regiões - Itaquera, Mogí, São Miguel, Poá, e interior - compareceram para competir e prestigiar o evento. Ao todo foram envolvidas, 25 pessos na organização do evento que trabalharam duro nos dois dias de competição. Um fato positivo do evento foi a participação não somente de jovens, mais crianças, fámilias, pais e mães vieram assistir orgulhosos as performances do filho na competição. Outro fator importante foi o tempo. No sábado a chuva quase paralisou a bateria iniciante por questões de segurança. Mais logo o tem po voltou a abrir e foi retomada a bateria. Já no domingo não parecia época de frio. O sol tomou conta o dia inteiro, garantindo assim a plena realização do campeonato. Fotográfos profissionais fizeram questão de registrar todos os bons momentos proporcionados pela competição. O que veremos agora são os dois dias de evento congelados através da lentes de Maiumy Ishimoto - fotógrafa profissional - que fez questão de comparecer para dar seus "clicks" e contribuir com esta iniciativa. Clique aqui e veja como foi o campeonato. Parabéns para todos os profissionais envolvidos no projeto. parabéns a comunidade do CEU que veio prestigiar o evento, parabéns aos equipamentos do CEU que não mediram esforços para a realização deste evento. E haverá continuidade. Aguardem!

Cláudio Coutinho diretamente da redação do TeleCEU Vila Curuçá