segunda-feira, dezembro 19, 2005

Balanço TeleCEU Vila Curuçá 2005

O ano está por acabar. Tarjetas, reuniões pedagógicas, reunião de pais e mestres... Quem passou? Quem repetiu? Este mês de dezembro é uma verdadeira maratona para os profissionais envolvidos da educação desta unidade escolar.
Para a equipe TeleCEU Vila Curuçá não foi diferente. Preparamos o material multimidia para os formandos das 4ªs e 8ªs séries do EJA, preparamos o relatório com os indicadores finais sobre o atendimento aos usuários desta unidade.
Estamos participando do curso para inclusão de deficientes - curso muito importante para lidar com os portadores de deficiência.
A contabilização dos números foram satisfatórias, foram 35.713 atendimentos realizados entre alunos, professores, cursos e serviços disponibilizados a comunidade em geral. Estatisticamente é um número expressivo se levarmos em conta as adversidades ocorridas neste ano letivo. Mas para nós da equipe TeleCEU Vila Curuçá, estes números contam menos que a satisfação de contribuir para o processo de educação de crianças, jovens e adultos através das ferramentas tecnológicas disponibilizadas para uso. O ano foi marcado por grandes descobertas no campo tecnológico para aplicação na educação.
Dia 21 de dezembro encerram-se as atividades docentes do ano de 2005. Neste período, a equipe TeleCEU Vila Curuçá entrará em fase de estudos abordando as novas possibilidades e soluções para aplicação em educação no próximo ano letivo.
Desde já agradecemos a direção, equipe pedagógica, professores e principalmente aos alunos por permitirem a troca de experiências, projetos e conquistas que contemplaram o aprendizado de forma mútua entre a equipe técnica e pedagógica.
E aguardem, 2006 terão muitas novidades aplicáveis em informática educativa.
Feliz Natal a todos e um próspero ano novo a todos os funcionários, alunos e comunidade em geral que participaram das atividades deste laboratório no ano de 2005.
Paz!


Cláudio Coutinho diretamente da redação do teleCEU Vila Curuçá.

terça-feira, dezembro 13, 2005

Lei 14.098 - Proibição de acesso a sites de conteúdo impróprios

A lei 14.098 de 8 de dezembro de 2005, obriga as escolas públicas, Centros Educacionais Unificados (CEUs), bibliotecas, postos de atendimento - Telecentros e quaisquer outros locais onde funcionem computadores da Prefeitura ligados a internet a instalar uma tecnologia de filtragem de conteúdo.
Esta medida servirá para bloquear o acesso a sites que tenham conteúdos de sexo, drogas, pornografia, pedofilia, violência e armamento, cabendo ao Executivo listar novos itêns de para filtragem.
Essa medida vem em boa hora já que são construídos cerca de milhares de sites com estes tipos de conteúdos diariamente. O problema que os sistemas de filtragem que se encontram instalados hoje na rede pública municipal não são capazes de filtar e bloquear estes sites através de pesquisas realizadas no site de buscas Google.
Mas acreditamos que a medida tendem a fortificar a segurança de acesso a sites de conteúdos impróprios para os laboratórios de informática.

Cláudio Coutinho diretamente da redação do TeleCEU Vila Curuçá.