quinta-feira, julho 28, 2005

Mil usuários, mil cidadãos

É com imenso prazer que a equipe TeleCEU Vila Curuçá informa que já foi ultrapassada a marca de 1000 usuários cadastrados. Não está sendo comemorado os números, mais sim 1000 pessoas que estão em pleno processo de inclusão digital ao usufruir dos seviços, cursos e orientações prestados por este laboratório. Esperamos daqui 10 anos comemorar não o cadastramento de 10.000 usuários, mais sim o fim do analfabetismo digital. Esperamos que em uma década este processo de inclusão não seja mais necessário porque os cidadãos já desfrutarão da inclusão digital como um itêm básico, igual ao saneamento básico, energia, educação.... Parabéns aos cidadãos que confiam no projeto Telecentros como uma porta de entrada para este vasto mundo da inclusão digital. Parabéns a todos os profissionais envolvidos neste projeto, que acreditam que através do uso das ferramentas da informática, possamos contribiur para um processo de elevação plena da cicadania e conhecimento.

Equipe TeleCEU Vila Curuçá

terça-feira, julho 26, 2005

Braille Virtual - Curso On-line

A USP (Universidade de São Paulo), em parceria com outras instituições, disponibiliza on-line o curso chamado "Braille Virtual". Esse projeto visa difundir a linguagem Braille, linguagem destinada aos portadores de deficiência visual. O objetivo deste curso é capacitar pessoas que enxergam normalmente à conhecer e dominar esta linguagem afim de orientar e ajudar o deficiente a lidar com tais textos. Os idealizadores do projeto, detectaram esta necessidade pois os deficientes sentiam dificuldades de trabalhar os textos e informações com pessoas que enxergam, devido ao seu não conhecimento e domínio sobre tal linguagem.
Os profissionais deste laboratório estão participando deste curso, pois será instalado neste segundo semestre o software Virtual Vision. Software que auxilia o deficiente visual no uso do computador. A instalação fica a cargo da Prodam que ainda ressaltou que haverá a capacitação dos profissionais do laboratório de informática, do professor que tenha um aluno com a deficiencia e o próprio aluno, para que todos conheçam não somente o software, mais sim como lidar no dia-a-dia com os portadores da deficiência visual.
Para quem está interessado, segue uma lista de links de instituições e serviços destivados aos deficientes visuais. Clique aqui.

segunda-feira, julho 25, 2005

Educar para mudar o Mundo! (ou um pedaço dele...)


Levando em conta a grande turbulência ambiental, social e coletiva que vivênciamos diariamente, é admirável iniciativa como a do movimento liderado pela Ong "Nos Podemos".
***
A ong propõe ações elementais que atingem diretamente o comportamento do coletivo, as problemáticas propostas são visíveis a olho nu e relacionado ao trabalho que prestamos dentro da escola as percebemos diretamente nas atitudes dos adolescentes que atendemos.
***
Fica o convite a todos que participem dessa idéia...
***
1.Erradicar a extrema pobreza e a fome
2.Atingir o ensino básico universal
3.Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4.Reduzir a mortalidade infantil
5.Melhorar a saúde materna
6.Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7.Garantir a sustentabilidade ambiental
8.Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

Informática educativa e seus desafios


Quantos instrutores e professores já não se sentiram desanimados no decorrer das atividades ministradas no laboratório de informática? Falta de inetresse, medo, receio, fizeram com que muitas vezes professores, instrutores e direção entrassem em "choque" de opiniões a respeito das atividades oferecidas nos laboratórios de informática. Em nosso caso especialmente, os laboratórios de informática TeleCEU. Foi pensando nisso que a fundação Heydemreich produziu o livro entitulado "Escolas Públicas: a informática como instrumento pedagógico". Este livro é um relato sobre as experiências de técnicos da fundação na implantação de laboratórios de informática em escolas da rede municipal de ensino. O livro é de grande valia a nós profissionais envolvidos nas atividades dos laboratórios TeleCEU e professores da rede municipal de ensino. Ele aborda questões como: o protecionismo e o preciosismo que alguns diretores tratam seus laboratórios, tranformado-os em espécie de cofre blindado. Relata a experiência obtida com professores, que, obrigados a usar o laboratório não obtem mínimos resultados positivos no desenvolvimento de suas atividades. Mostra também casos de sucesso onde, professores e técnicos trabalharam totalmente cincronizados com as atividades e os alunos.
Acredito que este livro é exclarecedor para muitas de nossas dúvidas que rondam o laboratório todos os dias. Vale a pena ler e recomendar aos profissionais envolvidos nas atividades do laboratório. Faça o download do livro em formato pdf.

quinta-feira, julho 21, 2005

Projeto Redescobrindo o Brasil


O laboratório de Informática TeleCEU Vila Curuçá recentemente finalizou o projeto "Redescobrindo o Brasil". Projeto esse que nacseu através de um bate-papo informal entre o Supervisor I Cláudio Coutinho e a professora Tânia do Amaral Gomes sobre os conflitos em sala de aula entre alguns alunos contra os alunos migrantes de outras partes do Brasil. O objetivo do projeto foi mostrar aos alunos a riqueza e a diversidade de várias regiões do Brasil, através de documentários, filmes, pesquisas na internet, palestras, fotografia, textos, áudio e vídeo. Onde foram trabalhadas também as particularidades de cada região através do folclore, culinária, artesanato e costumes. O projeto foi dividido em várias etapas, envolvento debate sobre os documentários, pesquisas na internet, curso de fototografia, histórias regionais contadas pelos alunos, produção e digitação de textos, vídeo, captação de áudio e culinária. O produto final deste projeto, veio com a elaboração de um vídeo com depoimentos pessoais dos alunos, histórias contadas pelos mesmos, bastidores das atividades desenvolvidas no Núcleo de Ação Cultural do CEU Vila Curuçá, e também dois CDs de áudio com as histórias dos alunos captadas no estúdio 3 do N.A.C. Todo o processo de captura, tratamento, edição e finalização de aúdio e vídeo foram produzidos pela equipe TeleCEU Vila Curuçá. Veja algumas fotos que registraram o acompanhamento do projeto. Clique aqui e acompanhe.

terça-feira, julho 19, 2005

Hip Hop na Veia e no Coração

V Semana de Cultura Hip Hop
***
A Ação Educativa promoverá nos dias 25 a 29 de Julho a quinta edição da Semana de Cultura Hip Hop , em parceria com diversos grupos e posses de hip hop da Região metropolitana de São Paulo. O evento, cuja programação inclui apresentações artísiticas debates, oficinas, mostra de filmes e fotografias, além de centro de Internet, deve atrair a participação de cerca de 5 mil pessoas. Nos quatro eventos anterior e, 12 mil pessoas prestigiaram as atividades deste que vem se consolidando como um dos principais eventos de hip hop do Brasil. Pela primeira vez, a Semana de Cultura Hip Hop terá um tema: O Hip Hop não é cúmplice da violência.
***
O objetivo do evento é realizar uma mostra do hip hop produzido pelos grupos que desenvolvem atividades sociais em suas comunidades na Periferia. A idéia é aliar atividades de formação, difusão artística e debate a fim de estabelecer relações entre os grupos e afinar uma reflexão sobre os rumos do hip hop em São Paulo, no Brasil e no Mundo. O evento pretende também promover a formação de redes e ampliar o cadastro de grupos e iniciativas de hip hop existentes em São Paulo, bem como identificar as transformações que esta cultura vem sofrendo nos últimos anos.
***
Serão 16 oficinas abrangendo os quatro elementos do hip hop: grafite, DJ, dança e MC e acontecerão das 13h as 15h. Em seguida, sessões de palestras ocupam o horário das 15h as 17h. Os debates, sempre com temas sociais relacionados ao universo juvenil na sua relação com hip hop, acontecerá das 17h as 19h. O dia é encerrado com as apresentações artísticas que rolam das 19h as 21h30 num palco instalado na Biblioteca Infanto Juvenil Monteiro Lobato. A última apresentação, no dia 29 acontecerá na Quadra dos Bancários, espaço para 2 mil pessoas .As demais atividades acontecem na sede da Ação educativa, exceto as oficinas de grafite que tem lugar na Escola de Sociologia e Política que fica na vizinhança. Durante todo evento haverá mostra de filmes e fotografias, além de um centro de mídia e um centro de internet.
***
Todas as atividades são gratuitas.

Poesias Infantis


"Poesias - Nossas Criaças". Esse foi o projeto realizado no segundo semestre de 2004 com alunos da EMEF CEU Vila Curuçá. Ele nasceu da iniciativa das professoras Maria Eunice Carvalho de Lima Oliveira, Rosinei Maria Alves Ferreira e do então ATI (Agente Técnico de Informática) Cláudio Coutinho em elaborar um E-book com as poesias criadas pelos aulos das 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. O ponta pé inicial veio com a criação das poesias. Os alunos escolheram um tema e desenvolveram a partir de então. Já no laboratório de informática, digitaram suas criações onde posteriormente forma corrigidas por suas professoras. O outro passo foi a criação das ilustrações para composição do livro. Os alunos desenvolveram as ilustrações a "mão-livre". Com o auxílio do scanner, foi poissível digitar as composições artisticas para inclusão no livro. O proximo passo foi da criação, diagramação e fechamento do livro. Obedecendo aos critérios levantados no início do projeto que foram a não alteração ou interferência no processo criativo dos alunos envolvidos. O projeto finalizado resultou em um livro de 39 páginas colorido em formato .PDF. Estamos viabilizando neste blog o link para download do livro.

segunda-feira, julho 18, 2005

Sejam bem vindos

Sejam bem vindos ao blog do laboratório TeleCEU Vila Curuçá. Aqui serão postadas experiências, projetos, andamento e resultados das atividades ministradas nesta unidade. Além de você presenciar como expectador destas experiências, postaremos mensagens que abordam informática, software livre, multimídia, design e cidadania. Com isso, você encontrará neste blog um canal para busca de informações sobre os temas citados acima.

Esperamos que este blog seja mais uma fonte de pesquisa, conhecimento e entretenimento neste vasto mundo virtual.

Equipe TeleCEU Vila Curuçá