terça-feira, julho 26, 2005

Braille Virtual - Curso On-line

A USP (Universidade de São Paulo), em parceria com outras instituições, disponibiliza on-line o curso chamado "Braille Virtual". Esse projeto visa difundir a linguagem Braille, linguagem destinada aos portadores de deficiência visual. O objetivo deste curso é capacitar pessoas que enxergam normalmente à conhecer e dominar esta linguagem afim de orientar e ajudar o deficiente a lidar com tais textos. Os idealizadores do projeto, detectaram esta necessidade pois os deficientes sentiam dificuldades de trabalhar os textos e informações com pessoas que enxergam, devido ao seu não conhecimento e domínio sobre tal linguagem.
Os profissionais deste laboratório estão participando deste curso, pois será instalado neste segundo semestre o software Virtual Vision. Software que auxilia o deficiente visual no uso do computador. A instalação fica a cargo da Prodam que ainda ressaltou que haverá a capacitação dos profissionais do laboratório de informática, do professor que tenha um aluno com a deficiencia e o próprio aluno, para que todos conheçam não somente o software, mais sim como lidar no dia-a-dia com os portadores da deficiência visual.
Para quem está interessado, segue uma lista de links de instituições e serviços destivados aos deficientes visuais. Clique aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom