segunda-feira, outubro 31, 2005

Jovem e mídia: TV perde terreno para Internet

Pesquisa MídiaQ 2005

Uma pesquisa, realizada pela ONG Midiativa, levantou e analisou os valores e as motivações de jovens de 12 a 17 anos, além de explorar o papel que os diferentes meios de comunicação têm em sua vida, como ele interage com cada um, qual o espaço e função que eles têm no seu dia-a-dia. A pesquisa para o Prêmio MídiaQ 2005 revela, entre outras coisas, que os jovens estão se distanciando cada vez mais da TV como ela é hoje. Os dados revelam que a Internet e o celular são as mídias preferidas por este público. A TV, em geral, não se comunica bem com a faixa etária de 12 a 17 anos. O estudo mostra que a Internet leva vantagem em relação à TV por permitir conexão simultânea com outras atividades e por ser uma via de contato fácil e rápida. Porém, a Internet perde para a TV na emoção transmitida pela imagem. O rádio é outro grande companheiro desses jovens para todas as horas. Como companheiro mais próximo desses jovens aparece, principalmente, o celular que lhes permite estarem conectados aos amigos e lhes dá a sensação de independência. A mídia impressa é bem pouco citada e acaba sendo associada a momentos de descanso.Clique aqui para fazer o download da apresentação com os resultados da Pesquisa MídiaQ 2005. Vale a pena! (Fonte: Midiativa / Educarede)

domingo, outubro 23, 2005

Referendo 2005 - votação

Nesta última sexta-feira (21.out), foi realizada nesta unidade escolar, a simulação de votação sobre o Referendo 2005 com a seguinte questão:
O comércio de armas de gogo e munição deve ser proibído no Brasil?
A votação aconteceu nos três períodos envolvendo todos os alunos do ciclo I, ciclo II e EJA.
A equipe TeleCEU criou as urnas, cédulas e material explicativo dos dois lados envolvidos. O matrial foi reproduzido para todos os professores com o intuito da promoção de debates e esclarecimentos sobre os dois lados envolvidos nesta questão, NÃO x SIM. A votação aconteceu na sala de leitura e todos os detalhes foram cuidados para que os alunos sentissem relamente o clima de uma votação real.
Agora vamos ao resultado final da simulação de votação sobre o referendo 2005.


Ciclo I - 1ª a 4ª séries

Sim - 141 votos
Não - 68 votos
Nulo - 06
Branco - 07
Total de votos apurados = 222

Ciclo II - 5ª a 8ª séries

Sim - 57
Não - 78
Nulo - 08
Branco - 04

Total de votos apurados = 147

EJA - 4ª a 8ª séries

Sim - 26
Não - 24
Nulo - 2
Branco - 5

Total de votos apurados = 57

Esse foi o resultado final da simulação acontida no dia 21 de outubro. Para este domingo (23.out), esperamos bom senso de todos os brasileiros que irão decidir esta questão nas urnas. Esperemos sinceramente ter contribuido com o processo democrático de nosso país através desta iniciativa. Parabéns aos alunos e todos os envolvidos nesta ação de inclusão.


Cláudio Coutinho diretamente da redação TeleCEU Vila Curuçá.

quarta-feira, outubro 19, 2005

Semana Referendo 2005

"O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?". Essa pergunta esta presente em nosso dia a dia há um bom tempo.
Mas as vésperas do referendo, muitos brasileiros estão em dúvida em relação ao seu voto no próximo domingo (23.out). Isso não é diferente para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Pensando nisso, o laboratório de informática TeleCEU Vila Curuçá, reproduziu de forma fiel o caderno Especial da Folha de São Paulo do último domingo (16.out) para divulgação em todo o CEU Vila Curuçá. Estão inclusos nesta divulgação: TeleCEU, EMEF, EMEI, CEI, Gestão, biblioteca e Telecentro. O caderno conta com a defesa dos dois lados, o SIM e o NÃO. Cada um tem o mesmo espaço para defender seu ponto de vista.
Na terça-feira (18.out), conduzimos os alunos da 8ªB e 7ªA ao debate no chat do site Educarede com a coordenadora do instituto SOU DA PAZ. O resultado foi positivo, a 8ªB contribuiu com 9 questões e 7ªA com quatro questões sobre o referendo.
Também estamos preparando para a próxima sexta-feira uma eleição abordando o referendo como tema e abrangindo a todos os periodos desta unidade escolar. O material produzido servirá como base de apoio a professores no levante das questões pertinentes ao referendo com os alunos em sala de aula. Lembramos que a nosso posição é imparcial perante este tema. O material foi analisado pelas coordenadoras pedagógicas desta unidade para que não exista favorecimento de nenhum dos lados que disputam o referendo.
Disponibilizamos este material para que o maior número de pessoas possíveis possam multiplicar as informações e promover debates em sua unidades. Com isso estaremos contribuindo com o processo democrático de nosso país. Clique aqui e baixe o material em .pdf

terça-feira, outubro 11, 2005

Capacitação Virtual Vision

No último dia 07 de outubro, foi finalizada a capacitação do software Virtual Vision, software voltado à inclusão de deficientes visuais. Esta capacitação faz parte do plano de acessibilidade da Prefeitura do Município de São Paulo.
O Virtual Vision é o programa que permite aos Deficientes Visuais utilizar o ambiente Windows , seus aplicativos Office, e navegar pela Internet com o Internet Explorer. Ele utiliza o DeltaTalk, a tecnologia de síntese de voz desenvolvida pela MicroPower®, garantindo a qualidade do áudio como o melhor sintetizador de voz em português do mundo.
No total foram 20 horas de treinamento e a instalação já está sendo agendada pelos técnicos responsáveis da PRODAM. Essa é mais uma conquista de acessibilidade para os deficientes visuais. Estamos encontrando canais de comunicação com as entidades responsáveis pela inserção as ferramentas de inclusão aos deficientes visuais para fazermos um levantamento usuáios potenciais residentes no entorno do CEU Vila Curuçá. Quer saber mais sobre o Virtual Vision? Clique aqui.

Cláudio Coutinho diretamente da redação TeleCEU Vila Curuçá.