terça-feira, fevereiro 14, 2006

Novo serviço da Apple baixa aulas via iTunes

Um novo serviço da Aplle está criando polemica no universo acadêmico dos EUA. Famosa por seus iPods e Macintoshs, a empresa permite que faculdades e universidades coloquem palestras on-line usando seu iTunes, o que permite que os estudantes não assistam às aulas.
A Apple trabalha, há mais de um ano, com seis universidades num projeto-piloto e recentemente convidou outras escolas. “A resposta tem sido muito boa”, diz um porta voz.
Chamado de iTunes U, o novo sistema permitem que os estudantes façam download de podcasts e “vodcasts” (arquivos visuais e auditivos) para escutarem e verem os discursos gravados em qualquer lugar, a qualquer hora.
“Nossos alunos são nativos digitais. O que estamos tentando é encontrá-los onde já estão”, diz Keith Politte, da escola de jornalismo da Universidade de Missouri, que participa do programa.
A Universidade de Stanford, outra integrante do projeto, dá ao público acesso gratuito a palestras de cursos selecionados, além de áudio de eventos esportivos através de seu site afiliado ao iTunes.
Kenneth Wong, professor de educação da Universidade Brown afirma se preocupar com ma possibilidade de os alunos faltarem às aulas e perderem contato com os professores e os colegas. “Eles aprendem com a interação e a discussão. Na faculdade, precisam desenvolver um senso de comunidade intelectual”.
Enquanto o iTunes U é de graça, a Apple espera que os estudantes se tornem visitantes freqüentes do iTunes. Leva apenas um clique para ir do iTunes U ao site que vende músicas por US$ 0,99 e programas de TV por US$ 1,99.

Bicicletas ergométricas

Os estudantes americanos já estão dando preferência aos cursos que oferecem aulas através de podcasts e “vodcasts”.
Para Kathryn Bowser, 19, estudante de biologia na Universidade de Drexel, o melhor horário para assistir uma palestra de química orgânica é quando está na bicicleta ergométrica. Sua aula de química não tem horária: os alunos fazem downloads das aulas gravadas e escutam quando podem.
Para alguns, o movimento da Apple representa o futuro da educação. “Acredito que, no futuro, os professores usarão mais estratégias tecnológicas”, diz Don Knezek, chefe da Sociedade Internacional para a Tecnologia em Educação. “Não importa se o professor é excelente. Ele perderá esta geração de nativos a não ser que ele entre na era digital”.
Quem é a favor dos podcasts diz que a tecnologia ajuda a informação a fluir. Harry Lewis, professor de ciência da computação na Universidade de Harvard, está dando a primeira aula via podcast da escola. Os alunos podem acessar imediatamente em um site protegido por senha. Alguns dias depois, elas são abertas ao público via iTunes, sem cobrança.
“É positivo atingir pessoas dentro e fora da faculdade que aprenderam alguma coisa porque distribuímos informação desse modo e não do antigo”, diz ele.
Palestras gravadas também permitem que os professores usem o tempo de forma mais eficiente, diz Jean-Claude Bradley, professor de química da universidade Drexel. “O que eu tenho a dizer sobre química orgânica não muda há muito tempo, então, em vez de repetir e repetir os alunos podem ver as palestras e eu posso lidar com eles individualmente”.
Os alunos podem repetir as palestras para melhorar a compreensão dos conceitos mais difíceis, lembra Bradley. Ele diz que a performance de seus alunos atuais é a mesma dos que aprenderam à moda antiga.
Mas há educadores céticos. O maior medo é que os estudantes parem de assistir às aulas todos juntos, deixando os professores em salas vazias e ficando sem a dinâmica crítica do relacionamento com os professores.
Romina Berber, que dá aulas de inglês em Harvard, nota que a freqüência em cursos que não oferecem aulas gravadas caiu consideravelmente: “É triste porque você sente a falta de interatividade e da dinâmica da aula”.
Essas preocupações, por enquanto, não foram sentidas na Universidade de Missouri, diz Keith Politte. Segundo ele, o podcast, usado como complemento de sala de aula, libera os alunos de tomar notas. “Eles participam mais das discussões, pois não se preocupam em escrever tudo”.

Glossário

Podcasting é uma forma de publicação de programas de áudio e vídeo e fotos pela Internet que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização.
O conceito do Podcast é creditado ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts usando applescript e disponibilizou o código na internet, para que outros programadores pudessem ajudar. Dave Winer incluiu o enclosure, um elemento na especificação RSS 2.0, o que possibilitou o conceito do podcast ser realmente utilizado. A utilização de feeds RSS para distribuir o conteúdo é a grande diferença do Podcasting em relação aos audioblogs, vlogs e flogs.

iTunes. Um agregador de podcasts com diretório. Permite utilizar os podcasts melhorados, com imagens e links.

Matéria extraída do jornal Folha de São Paulo de 13/02/06.

Nenhum comentário: