Inicialmente silenciosa, uma revolução, batizada de "Web 2.0", surgiu em 2005. O termo corresponde a uma série de tecnologias, recursos e tendências que devem transformar a Web e o mercado mundial de software.
A mudança é gradual e, na verdade, mais conceitual do que tecnológica, tanto que já está acontecendo, apesar de muitos usuários nem saberem.
Poucos conseguem definir precisamente a Web 2.0. O termo foi criado por Dale Dougherty, da O´Reilly Media, mas foi mais bem definida pelo fundador da editora Tim O´Reilly, em um artigo difundido na internet: "What is the Web 2.0". No artigo, O´Reilly fala de conceitos Web, como plataforma, internet mais colaborativa e em uma experiência mais rica para os usuários.Ou seja, se antes a internet era destinada principalmente ao comércio e às empresas, a Web 2.0 tem foco nos usuários e na colaboração. Com o amadurecimento da grande rede mundial, as pessoas começaram a perceber que a Web é muito mais que a simples publicação de conteúdos. É, também, um meio de prestar serviços e construir conhecimento, por meio da troca de experiências com os próprios usuários. Um grande exemplo disso é a Wikipedia, enciclopédia online cujos colaboradores são os próprios internautas.Para arrebanhar tanta gente, a Web 2.0 tem uma característica fundamental que é a simplicidade. Ali, tudo deve ser intuitivo, claro e evidente. Acessar, cadastrar e utilizar devem ser processos simples e não uma tortura de cliques em uma infinidade de páginas. É um mundo sem tabelas desnecessárias ou gráficos pesados, onde o usuário recebe, transforma e publica conteúdo em um ciclo infinito de informações.Mas para quem pensa que esse novo mundo acontecerá apenas no computador pessoal, engana-se.
As aplicações que chegam ao mercado virão prontas para rodar nos players de mp3, nos celulares, nos videogames, na TV Interativa.
E, para acompanhar tudo isso, gigantes do setor não param de se mexer. No final do ano passado, o Google, anunciou uma parceria com a Sun Microsystems. Um dos resultados desse acordo deve ser um Office totalmente baseado na internet, para concorrer com o campeão de vendas da Microsoft.Já a Microsoft, anunciou uma completa reformulação em seus produtos e serviços para a internet. Apresentou o Windows Live, um portal que pode ser personalizado pelo usuário com módulos de conteúdo, e o Office Live, um conjunto de serviços online que serão agregados ao pacote de ferramentas da companhia. O sufixo "Live", na verdade, vai pontuar as próximas iniciativas da empresa, incluindo o novo Xbox 360 e as próximas versões do Messenger e do Hotmail. O serviço online de correio eletrônico da Microsoft funcionará como o Outlook, mas sem que o usuário saia do navegador. E não virá sozinho, pois o Yahoo! já trabalha em um produto similar.Mas as melhores iniciativas da Web 2.0 não vieram de players gigantes. Empresas pequenas e inovadoras mostraram que portais de conteúdo personalizado e Office, totalmente online, já são realidade, como nos casos do Netvibes (http://www.netvibes.com/), do Writely (http://www.writely.com/) e do Think Free (online.thinkfree.com). Vale a pena conferir.
Fonte: ead senac sp
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